Divulgação de artigo – Saberes da docência de professores da educação profissional


A coordenação da Especialização em Metodologia de Ensino divulga artigo para os alunos e demais interessados a respeito dos Saberes da docência de professores da educação profissional, de Geraldo Silvestre Silva Júnior e José Ângelo Gariglio, divulgado na Revista Brasileira de Educação v.19 n.59 out – dez. 2014.

RESUMO
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto o estudo dos saberes docentes de professores da educação profissional (EP) que lecionam disciplinas das áreas tecnológicas. O estudo, de cunho qualitativo, foi realizado com dois professores experientes, vinculados a duas instituições de EP diferentes – uma pública e outra privada – e valeu-se dos aportes teóricos produzidos em torno das pesquisas sobre a epistemologia da prática docente. Aponta-se o fato de que a aprendizagem da docência nessa modalidade de ensino é marcada por processos de formação muito particulares, em que determinados tipos de saber e experiência de formação (saberes da experiência laboral) têm mais reconhecimento que conhecimentos advindos da experiência docente ou de conhecimentos do campo pedagógico.

PALAVRAS-CHAVE
saberes docentes; epistemologia da prática profissional; formação de professores; educação profissional.

Para acessar o conteúdo do artigo clique no link abaixo:

• Artigo – “Saberes da docência de professores da educação profissional”.

Cordialmente,

Profª. MA. Iêda Rodrigues da Silva Balogh
Coordenadora Geral do Programa de Educação Profissional UNEB/SUPROF

Profa. Dra. Célia Tanajura Machado
Coordenadora da Pós- Graduação do PAEP