Curso de Metodologia para Educação Profissional


A oferta do Curso de Especialização em Metodologia de Ensino para a Educação Profissional se constitui como uma das ações do Projeto de Formação Continuada de Professores da Educação Profissional da Rede Pública do Estado da Bahia, implementado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia/Superintendência de Educação Profissional (Suprof) em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e visa à valorização dos professores das Escolas e Centros de Educação Profissional, da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade.

O desafio de ofertar uma proposta de formação para atender os interesses e necessidades dos professores que preparam os jovens e adultos trabalhadores mobilizou a parceria do Contrato 680/2011 entre a SEC/Suprof e a UNEB.  Assim, a UNEB, por meio do Departamento de Educação – DEDC I, apresenta à comunidade universitária a proposta do Curso de Especialização em Metodologia de Ensino para a Educação Profissional, que se inscreve na Política da Educação Profissional implantada na rede pública estadual de ensino da Bahia.

A proposta de formação explora limites teóricos que possuem referência prática de uma educação integrada e humana, discutindo e ampliando os referenciais dos educadores sobre os fundamentos do currículo, a organização do trabalho pedagógico, o trato com os conhecimentos e os limites e possibilidades do financiamento da educação.

Dessa forma, as atividades do curso pretendem contribuir para o enfrentamento de problemas centrais da ação pedagógica dos professores com uma formação que:

  • Supere a fragmentação entre conteúdos clássicos/humanísticos e os conteúdos técnicos e, consequentemente, o esvaziamento teórico;
  • Dialogue com mudanças organizacionais, inovações tecnológicas, atividades de trabalho, culturas profissionais, exigências de qualificação de produtos e serviços, justiça social, ética e sustentabilidade ambiental, superando os padrões e modelos tecnicistas;
  • Compreenda o currículo, os componentes curriculares, as matrizes, as relações com o saber, as relações de saberes, atitudes e representações práticas de ensino e de formação;
  • Qualifique o professor a trabalhar diferentes formas de realização da transposição didática dos conteúdos específicos, considerando a complexa diversidade apresentada por essa modalidade educacional;
  • Considere as dimensões econômicas, sociais, políticas, ambientais e culturais das demandas dos contextos profissionais para os quais se formam os alunos;
  • Não considere os métodos de ensino-aprendizagem das tecnologias como simples reflexos ou derivados do conhecimento tecnológico ou pedagógico, pois fazem parte do conjunto de regras que conduzem as descobertas, invenções e resoluções de problemas tecnológicos;
  • Qualifique os docentes para o ensino e metodologias de tecnologias sociais e na compreensão e reflexão sobre a legislação e as políticas públicas da área de educação profissional; e
  • Possibilite a compreensão dos elementos presentes na Matriz Curricular dos cursos da Rede de Educação Profissional da Bahia como ação pedagógica.

O Curso de Especialização em Metodologia de Ensino para a Educação Profissional é ofertado durante o ano de 2013, em 05 (cinco) Módulos, 09 (nove) disciplinas em um total de 450 horas, sendo 300 horas de aulas presenciais e 150 horas de atividades a distância, estruturado da seguinte forma:

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO

Módulo

Unidade Formativa

Componentes Curriculares

Carga Horária

Presencial

EaD

Total

I

I

Trabalho e Educação

30

15

45

II

Pressupostos filosóficos, sociais e políticos que fundamentam a ação pedagógica na educação profissional.

45

15

60

II

III

Fundamentos pedagógicos e epistemológicos da prática educativa na Educação Profissional

45

15

60

IV

Pesquisa em Educação Profissional I – Organização do Projeto de Pesquisa Didática de Intervenção Social – PPDIS

15

15

30

III

V

Fundamentos e construção do Currículo Integrado na Educação Profissional

30

15

45

IV

VI

Concepções e Princípios Históricos e Psicossociais da Educação de Jovens e Adultos e sua relação com a Educação Profissional

30

15

45

V

VII

Oficinas I: Construção coletiva de práticas pedagógicas para Educação profissional

60

30

90

VIII

Oficinas II: Organização e Práticas do trabalho Docente da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos

30

15

45

IX

Pesquisa em Educação Profissional II – Elaboração do Projeto de Pesquisa Didática de Intervenção Social – PPDIS

15

15

30

Total

300

150

450

 

Mapa-da-Bahia-contornoPolos

Coordenação

Prof.ª MSc. Ieda Rodrigues da Silva Balogh – UNEB
Coordenadora Geral do Programa
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6836633034724766