Pesquisa


PROGRAMA DE ESTUDOS DO TRABALHO – PROET

O Programa de Estudos do Trabalho – PROET – subprojeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Político Pedagógico da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia – tem como objetivo estimular estudos sobre a temática do ensino profissional que problematizem a questão e favoreçam a prática da pesquisa integrada entre universidade e escolas de educação profissional agregando professores e estudantes de ambas as instituições. Trata-se de um esforço institucional de responder a indagações atuais sobre a forma como se relacionam juventude, educação profissionalizante e mundo do trabalho diante das mudanças ocorridas nas últimas décadas e que tem afetado sobremaneira esta categoria que chamamos de jovem: um segmento etário transitório que os princípios classificatórios do mundo social determinam e transfiguram no tempo e no espaço (LENOIR, 1996). As políticas públicas direcionadas para os jovens, a despeito dos avanços da última década, tem um grande desafio pela frente no sentido de integrar este sujeito social produtivamente e como cidadão. Justamente o jovem, que vivencia mais intensamente ou é mais afetado pelas mudanças ocorridas a partir dos avanços tecnológicos que interferem no mundo do trabalho e também nas formas de socialização. O PROET representa, nesse contexto, um esforço institucional de acompanhar processos sociais que envolvem o jovem que se profissionaliza, buscando responder a indagações atuais e refletir criticamente sobre esse momento histórico. Tal temática vem ganhando destaque e se configurado como uma das principais questões sociais do Brasil no século XXI. Vale considerar que o PROET visa articular a contribuição qualificada de um número significativo de pesquisadores da UNEB que participarão com 21 propostas a serem aprovadas pelo seu mérito cientifico. Tais propostas devem girar em torno de indagações sobre um sujeito/objeto comum, mas com enfoques diferenciados e inovadores que proporcionem tornar visíveis as juventudes baianas enquanto sujeitos de direito à educação e ao trabalho.

Resumo dos Projetos Aprovados

Simulação e jogo digital rpg: construindo manejo ambiental sustentável para a pesca no médio São Francisco – cipar xique-xique
Projeto original concebido para inscrição no Edital 037/2012 PROET. O projeto propõe pesquisa em duas fases. A primeira de levantamento de contexto social e histórico das comunidades que compõem o CIPAR Xique-Xique, assim como o levantamento junto ao CEEP Águas de Barra, das técnicas de pesca e manejo ambiental que devem ser conteúdo a ser ensinado à estas mesmas comunidades, para na segunda fase, servirem estes levantamento como base de construção de um jogo digital educacional do tipo RPG ByMoodle, que será, quando pronto, ao final do projeto, integrado à prática docente do CEEP Águas. Simulação e jogo digital rpg: construindo manejo ambiental sustentável para a pesca no médio São Francisco – cipar xique-xique Resumo Projeto original concebido para inscrição no Edital 037/2012 PROET. O projeto propõe pesquisa em duas fases. A primeira de levantamento de contexto social e histórico das comunidades que compõem o CIPAR Xique-Xique, assim como o levantamento junto ao CEEP Águas de Barra, das técnicas de pesca e manejo ambiental que devem ser conteúdo a ser ensinado à estas mesmas comunidades, para na segunda fase, servirem estes levantamento como base de construção de um jogo digital educacional do tipo RPG ByMoodle, que será, quando pronto, ao final do projeto, integrado à prática docente do CEEP Águas. Autor Alfredo Eurico Rodrigues Matta
Acesso e permanência de jovens das camadas populares na educação profissional do centro estadual de educação profissional em Guanambi - Bahia
Resumo Esta pesquisa se propõe a realizar um estudo cujo objetivo é investigar a constituição das trajetórias escolares de estudantes da Educação Profissional da Bahia, visando compreender os motivos que interferem na escolha dos cursos, bem como seus futuros planos profissionais. O referencial teórico utilizado para definir o bbjeto baseia-se nas discursões de Bourdieu, Lahire, Dayrell, Pais e Setton. Para alcançar os objetivos propostos pelo trabalho, sera utilizada uma metodologia fundamentada nos pressupostos qualitativos, e, como técnica de coleta dos dados, o questionário, o grupo focal e a entrevista semi-estruturada. Os sujeitos da pesquisa são alunos matriculados nas diversas modalidades dos cursos profissionalizantes oferecido pelo Centro de Educação Profissional (CEEP) de Guanambi – Bahia Autora Ana Donato Gomes Teixeira
Trajetórias Laborais e Educacionais dos Trabalhadores Informais matriculados no PROEJA no âmbito do Centro de Educação Profissional da Bahia: Um Percurso de Qualificação e Reconhecimento Social?
Resumo Este projeto pretende analisar as trajetórias laborais e educacionais dos alunos matriculados no PROEJA desenvolvido no âmbito do Centro de Educação Profissional da Bahia, que compõem o universo da informalidade. Pretende-se evidenciar em que medida o ingresso no Programa de formação e qualificação profissional constitui uma estratégia visando à mobilidade ocupacional e consequente mudança da sua condição de desproteção social. Com isso, busca-se contribuir para o entendimento dos processos de precarização, desqualificação e reconhecimento social na contemporaneidade, diante das exigências do mercado de trabalho formal cada vez mais seletivo e excludente. Dessa forma, propõe-se com esse estudo ultrapassar a descrição puramente material desses processos, associando-a a dimensão simbólica do trabalho, destacando, ainda, o papel da formação básica aliada à educação profissional na manutenção ou transformação de tal condição social. Autora Carla Liane Nascimento dos Santos
Uma análise das Trajetórias de Formação e de Trabalho dos jovens egressosdo Centro Estadual de Educação Profissional –Água de Menino,Salvador/Ba
Resumo Esta pesquisa é um estudo sobre trajetórias de Formação e Trabalho construídas por jovens egressos da Educação Profissional. Por meio de singulares percursos laborais, pretende-se realizar um estudo de parte significativa da Juventude Trabalhadora, buscando analisar: Analisar as trajetórias de formação e de trabalho de estudantes egressos da educação profissional, destacadamente jovens oriundos do Centro Estadual de Educação Profissional–Água de Menino/Salvador-Ba. O caminho metodológico usado neste trabalho aglutina métodos, técnicas e instrumentos de pesquisa numa abordagem que articula dados estatísticos, entrevistas e grupo focal, analisados enquanto manifestações da vida social, próprias aos sujeitos que interagem em função de significados (individuais, sociais, cultuais, entre outros) e de contextos econômicos e sociais. Autor José Humberto Silva
Museu virtual do Quilombo Cabula: Uma contribuição para a mobilização do turismo de base comunitária no bairro
Resumo Este projeto tem como escopo o desenvolvimento de pesquisa e estudo sobre a história da ocupação colonial do Cabula e entorno, com vistas à construção de um museu virtual do antigo Quilombo Cabula, por meio de modelagem 3D. Este recurso representa um avanço no processo de formação da conscientização e organização do bairro e de seus habitantes, que favorecerá a mobilização para o turismo de base comunitária. Em meio a esta pesquisa, o engajamento do CEEP da Bahia, de seu docente e discentes, vai permitir que a habilitação em Turismo de Base Comunitária e de suas características e requisitos chegue a este centro escolar. Autora Francisca de Paula Santos da Silva
Mulher Negra no mundo do trabalho: a questão da autoestima e identidade étnico-racial na formação profissionalizante.
Resumo   O presente projeto de pesquisa pretende analisar as propostas pedagógicas e metodológicas para uma educação profissionalizante de jovens e adultos negros, particularmente os do gênero feminino, em Salvador- Bahia. Para tanto, serão analisadas as práticas educativas para o mundo do trabalho, investigando a atuação dos profissionais em educação à frente de salas de aulas, enfatizando a questão da autoestima e identidade étnica-racial para as mulheres negras. A educação e a formação para o trabalho historicamente se apresentam como caminho mais viável de promoção social e enfrentamento às desigualdades, eé também importante que essa formação não conflite com as questões identitárias de gênero, raça/cor e classe. O lócus de pesquisa selecionado é o CEEP em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, e a escolha do mesmo se baseia na percepção de que a área de formação ofertada por este centro é vista como potencializadora para inserção no mercado de trabalho. Autora Cecilia Conceição Moreira Soares
Projeto Cria (Ativos): Sistema locais de Inovação – Perfil Econômico, Social e Educacional dos Trabalhadores na Industria Criativa em três cidades do Território Metropolitano de Salvador.
Resumo Não consta resumo. Autor José Claudio Rocha
A construção da tecnologia social com as microempresárias e os CETEPs: um estudo sobre as microempresárias baianas e o ethos do cacete armado nas cidades de Alagoinhas e Camaçari
Resumo A presente proposta de pesquisa tem como objetivo desenvolver tecnologia social mediante o modus operandi das microempresárias, com foco ao ethos do cacete armado, associada aos saberes da produção cientifica e da educação profissional. mu legend zen for sale Pretende-se empregar a metodologia quali-quanti e tem como procedimentos á aplicação do survey e as entrevistas sobre história de vida. A pesquisa será desenvolvida em bairros com critérios similares em duas cidades do Estado da Bahia, com isto, prevê-se aarticulação entre o Mestrado de Crítica Cultural – Campus II e o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologicas- Campus XIX com os dois Centros de Educação Profissional da Rede Estadual de Educação. Autora Suely Aldir Messender
TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, GESTÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL: desafios e perspectivas para a gestão da educação profissional na Bahia e na sociedade contemporânea.
Resumo O projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios (GEPET) e tem como objetivo geral identificar e analisar as concepções dos gestores da educação profissional sobre Trabalho, Educação Profissional, Gestão Escolar e Desenvolvimento Territorial Sustentávelsendo concebido no âmbito doEdital UNEB Nº 037/2012 do Programa de Estudos do Trabalho (PROET). A metodologia da pesquisa terá uma abordagem quali-quantitativa com a utilização de entrevistas com gestores da rede estadual pública de educação profissional da Bahia. Os resultados da pesquisa servirão para construir banco de dados que permita a continuidade dos estudos sobre a relação trabalho-educação. Autor Avelar Luiz Bastos de Mutim
Economia Solidária e Tecnologias Sociais: Revitalização da Cooperativa de Alunos do Centro Territorial de Educação de Irecê – COOPCETEP
Resumo Considerando a necessidade do reconhecimento do trabalho como princípio educativo, da economia solidária e das tecnologias sociais como alternativa ao enfrentamento das demandas sociais e uma resposta a favor da inclusão é que este Projeto submetido ao PROET tem por objetivo aprofundar a compreensão de cooperativas e propor ações de revitalização e fortalecimento da COOPCETEP (Cooperativa de Alunos do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê), por meio de uma pesquisa-ação de caráter extencionista, vinculadas ao entendimento da economia solidária e das tecnologias sociais, fomentando o fortalecimento da relação entre o DCHT Campus XVI / UNEB, PPGEduC/UNEB e o CETEP Irecê. Autora Ana Karine Loula Torres Rocha
PROJOVEM URBANO: Trabalho eformação de jovens e adultos na dimensão Qualificação Profissional e Ocupação do Arco Saúde em Salvador-Bahia
Resumo PROJOVEM URBANO: Trabalho e Educação Profissional de jovens e adultos na dimensão Qualificação Profissional das Ocupações do Arco Saúde em Salvador-Bahia, projeto de pesquisa com o objetivo de analisar o componente Qualificação Profissional na formação de jovens e adultos no PROJOVEM URBANO na perspectiva de aquisição de competências interdisciplinares e expectativas no mundo do trabalho. mu legend redzen online Aplica-se a metodologia da Representação Social associada a proposição do prático-pesquisador conforme Ruth Canter Kohn esperando obter subsídios para elaboração de um sistema de acompanhamento efetivo para melhor desempenho dos educadores e jovens participantes do PROJOVEM URBANO.