Publicações


PUBLICAÇÕES DO MATERIAL CIENTÍFICO E PEDAGÓGICO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA BAHIA

Este projeto, Publicações do material científico e pedagógico do programa de formação dos profissionais de rede de educação profissional da Bahia, propõe a socialização de produção científica e pedagógica articulada com o Programa de Apoio ao desenvolvimento da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia.

A produção científica e pedagógica deverá nortear o ensino, a pesquisa e a extensão, abrangendo todo o território baiano, envolvendo a Rede de Escolas da Educação Profissional articulada com a Universidade, tendo como base os seguintes pressupostos:

I. Integração ao Projeto de Desenvolvimento Social;
II. Construção de políticas afirmativas;
III. Articulação com a Educação Básica em todos os níveis e modalidades.

Tendo em vista que as informações, em geral, são produzidas em complicados sistemas organizacionais e são elas o produto final, objeto último da divisão do trabalho jornalístico (WOLF, 2002), busca-se estimular a divulgação das análises sobre a educação profissional, o fortalecimento da prática da pesquisa no trabalho dos educadores dessas escolas e a formação/qualificação social e profissional dos educandos do ensino médio/técnico, escolas de Educação Profissional, de graduação e pós-graduação (UNEB), bem como de jovens e adultos da educação profissional para a compreensão do mundo trabalho nos aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais, científicos e tecnológicos. Pretende-se publicar 4 livros , 9 módulos, 1 dicionário e artigos.

Conforme explica Lage (2001), disseminar as informações pelos meios de comunicação leva à manutenção das atividades dos mais diversos grupos da sociedade atual, representando acontecimentos históricos, partes de uma narrativa.

A comunidade científica é um desses grupos e tem como tarefa veicular o seu conhecimento produzido. Nessa comunidade, a expressão inglesa “Publish or Perish” é uma das máximas mais difundidas. Comunica-se para a preservação da autoria e direitos sobre o conhecimento científico, medição de produtividade científica e manutenção do status dentro da comunidade. Essas informações – ou conhecimentos científicos produzidos – são difundidas por meio de dois modos fundamentais: a comunicação científica e a comunicação pública da ciência e da tecnologia.

Nesta proposta de publicação, tendo em vista a proposta de apoio ao desenvolvimento da política pública de educação profissional baiana, propõe-se publicar produção científica e pedagógica articulada ao Programa de apoio ao desenvolvimento da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, articulando o ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito da educação profissional, buscando a integração ao Projeto de Desenvolvimento Social, a construção de políticas afirmativas e a articulação com a Educação Básica em todos os níveis e modalidades.

Coordenação

Prof.ª MSc. Ieda Rodrigues da Silva Balogh – UNEB
Coordenadora Geral do Programa
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6836633034724766

Prof.ª MSc Floriza Sena Fernandes
Coordenadora das Especializações
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1248735448660534

Prof.ª Dr.ª Patrícia Lessa Santos Costa – UNEB
Coordenadora do Projeto – Pesquisa
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4801862422650145